segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Meditação do Dia

Meditação do Dia

SEGUNDA, 26 DE OUTUBRO DE 2015


O caminho para a auto-aceitação
"A forma mais eficaz de alcançannos a aceitação própria é através da aplicação dos Doze Passos de recuperação." IP n° 19, A auto-aceitação
A nossa adicção tem sido um motivo de vergonha para muitos de nós. Temo-nos escondido dos outros, certos de que se alguém de facto nos conhecesse iria rejeitar-nos. NA ajuda-nos a aprender a aceitarmo-nos a nós próprios. Muitos de nós sentem-se imensamente aliviados só por irem a reuniões, ouvirem outros adictos partilharem as suas histórias, e descobrirem que outros sentiram o mesmo que eles. Quando outros partilham honestamente quem são, sentimo-nos livres para fazer o mesmo. À medida que aprendemos a dizer aos outros a verdade acerca de nós, aprendemos a aceitarmo-nos a nós mesmos. Contudo, mostrarmos quem somos é apenas o começo. Uma vez tendo partilhado aquilo que nos faz sentir desconfortáveis, precisamos de encontrar uma forma diferente de viver - e é aqui que entram os passos. Desenvolvemos um conceito de um Poder Superior. Fazemos um inventário minucioso das nossas vidas e partilhamo-lo com o nosso padrinho ou madrinha. Pedimos ao Deus da nossa concepção que remova os nossos defeitos de carácter, as imperfeições que são a fonte dos nossos problemas. Tomamos responsabilidade pelas coisas que fizemos e iniciamos as reparações devidas. Aplicamos esta disciplina no nosso quotidiano, "praticando estes princípios em todas as nossas actividades". Ao trabalharmos os passos, podemos orgulhar-nos de nós mesmos. Podemos livremente dizer a verdade sobre nós prÓprios, pois não temos nada a esconder.

Só por hoje: Vou caminhar em direcção à auto-aceitação. Vou mostrar-me, dizer a verdade, e praticar os passos.

domingo, 25 de outubro de 2015

Recomeçar do zero

Nunca é tarde para recomeçar...
recomeçar é preciso..se foi um erro,se foi um desvio,se foi uma perda,ou uma decepção..esqueça..recomeçar é preciso..esqueça o que se passou,esqueça tudo que te envolva a lembrar,esqueça os passos pisados,os sentimentos magoados,apenas esqueça..
esquecer é um verbo que pode ser conjugado por todos,pra alguns podem ser uma conjugação longa..pra outros muito rápida..é preciso mudar..é preciso se deslocar,é preciso despertar e se alertar...tudo que passou,se transformou em passado,e não tem mais tanta importancia,olhe o presente e nao esqueça de focar o futuro,errar é aceitavel,ninguem vive sem erros,errar é humano..e é aprender tambem...errar faz parte tambem...a vida nao é feita só de acertos...ela é incerta,a vida é um erro.
Lute enquanto esteja aqui,Viva enquanto pode,corra atras dos seus objetivos,caiu? se levante..a vida está no alto e o chao que apenas alcance seus pés.
Recomece,mas hoje e nao amanha.Mude aqui,agora,no hoje,e não no amanha...só não esqueça..que o amanha não existe,e que se for pra recomeçar que seja HOJE!AGORA! comece do 0...
Raissa Sonoda

Meditação do Dia

Meditação do Dia

DOMINGO, 25 DE OUTUBRO DE 2015


Os princípios acima das personalidades
"O anonimato é o alicerce espiritual de todas as nossas tradições, lembrando-nos sempre a necessidade de colocar os princípios acima das personalidades." Décima-segunda Tradição 
"Os princípios acima das personalidades." Muitos de nós acompanham em voz alta estas palavras quando as Doze Tradições são lidas. O facto de elas se terem tornado num chavão não lhes retira a importância, seja no serviço, seja nas nossas vidas. Estas palavras são uma afirmação: "Escutamos a nossa consciência e fazemos aquilo que está certo, independentemente de quem esteja envolvido". E este princípio serve como alicerce da nossa recuperação, assim como das nossas tradições. O que é que significa na realidade "os princípios acima das personalidades"? Significa que praticamos a honestidade, a humildade, a compaixão, a tolerância e a paciência com todas as pessoas, quer gostemos delas ou não. Colocarmos os princípios acima das personalidades ensina-nos a tratar todas as pessoas da mesma forma. O 12º Passo pede-nos para aplicarmos os princípios em todas as nossas actividades; a 12ª Tradição sugere que apliquemos esses princípios nas nossas relações com todas as pessoas. A prática de princípios não se limita aos nossos amigos ou às reuniões. É para todos os dias, com todas as pessoas ... em todas as áreas das nossas vidas. 

Só por hoje: Vou escutar a minha consciência e fazer aquilo que está certo. Vou concentrar-me nos princípios e não nas personalidades.

sábado, 24 de outubro de 2015

Não foi A.A. que a criou. Diferentes versões têm sido empregadas através dos séculos por várias crenças, e esta é de uso corrente hoje em dia tanto fora de A.A. como dentro da irmandade. Quer pertençamos a esta ou àquela igreja, quer sejamos humanistas, agnósticos ou ateus, a maioria de nós achou nestas palavras um guia maravilhoso para alcançar a sobriedade, continuar sóbrio e desfrutar de uma vivência sóbria. Quer consideremos a Oração da Serenidade uma verdadeira prece ou apenas um desejo fervoroso, ela oferece uma receita simples para uma vida emocional saudável.
Pusemos um item no alto da lista das coisas "que não podemos modificar": nosso alcoolismo. Independentemente do que façamos, sabemos que amanhã não deixaremos, de repente, de ser alcoólicos, como não teremos menos 10 anos de idade ou mais 15 centímetros de altura.
Não pudemos mudar nosso alcoolismo. Mas não dizemos docilmente: "Está bem, sou um alcoólico. Acho que tenho de beber até morrer". Havia alguma coisa que podíamos mudar. Não tínhamos de ser bêbados. Podíamos vir a ser sóbrios. Certamente isso exigia coragem. E foi necessário um lampejo de sabedoria para ver que isso era possível, que podíamos ser outros.
Para nós este foi o primeiro e o mais óbvio emprego da Oração da Serenidade. Quanto mais nos distanciamos do último gole, mais bonitas e mais carregadas de sentido estas poucas linhas se tornaram. Podemos aplicá-las a todas as situações cotidianas das quais costumávamos fugir direto para a garrafa.
Tomemos um exemplo: "Odeio o meu trabalho. Tenho de ficar nele ou posso deixá-lo?". Entra em cena um pouco de sabedoria. "Bem, se eu sair desta firma, as próximas semanas ou os próximos meses poderão ser difíceis, porém acabarei num lugar melhor".
Mas a resposta pode ser: "Enfrentemos a verdade. Os tempos não estão para procurar emprego, tendo uma família para sustentar. Além disso, estou sóbrio há seis semanas apenas, e meus amigos de A.A. dizem que é melhor não começar a fazer mudanças drásticas ainda – devo, é melhor, concentrar-me em não tomar o primeiro gole e esperar até que minha mente se abra. Ora bem, não posso mudar de serviço agora mesmo. Mas talvez possa mudar minha atitude. Vejamos: Como posso aprender a aceitar serenamente o emprego?"
Essa palavra - "serenidade" - parecia quase um objetivo impossível na primeira vez que vimos a oração. De fato, se serenidade significasse apatia, amarga resignação ou resistência impossível, então nem iríamos tentar atingí-la. Descobrimos, porém, que não significava isso. Quando a vemos agora, é mais como plena aceitação, uma maneira nítida e realista de ver o mundo, acompanhada de paz e força interior. A serenidade é como um giroscópio que nos permite conservar o equilíbrio, a despeito da turbulência que nos assalta. É um estado de espírito que vale a pena buscar.

O que é droga para Narcóticos Anônimos

O que é droga para Narcóticos Anônimos

Narcóticos Anônimos considera droga qualquer substância que altere a mente ou humor, licita ou ilícita, incluindo o álcool e a maconha.
Não temos opnião sobre nicotina, açucar, cafeína ou remédios prescitos por um médico.

oração serenidade

Concedei-nos, Senhor, a Serenidade necessária 
para aceitar as coisas que não podemos modificar, 
Coragem para modificar aquelas que podemos, 
e Sabedoria para distinguir umas das outras.

MEDITAÇÕES DIÁRIAMENTE

Meditação do Dia

SÁBADO, 24 DE OUTUBRO DE 2015


Responsabilidade 
"Não somos responsáveis pela nossa doença, mas apenas pela nossa recuperação. À medida que começamos a aplicar aquilo que aprendemos, as nossas vidas começam a mudar para melhor." Texto Básico, p. 102
Quanto mais avançamos na nossa recuperação, menos evitamos a responsabilidade por nós próprios e pelas nossas acções. Ao aplicarmos os princípios do programa de Narcóticos Anónimos, somos capazes de mudar as nossas vidas. A nossa existência ganha um novo sentido ao aceitarmos a responsabilidade e a liberdade de escolha que ela implica. Não tomamos a recuperação por garantida. Tomamos responsabilidade pela nossa recuperação ao trabalharmos os Doze Passos com um padrinho ou madrinha. Vamos a reuniões com regularidade e partilhamos com o recém-chegado aquilo que nos foi livremente dado: a dádiva de recuperação. Envolvemo-nos com o nosso grupo-base e aceitamos a nossa responsabilidade em partilhar a recuperação com o adicto que ainda sofre. À medida que aprendemos a praticar estes princípios espirituais de uma forma eficaz, em todas as áreas das nossas vidas, a qualidade das nossas vidas melhora.

Só por hoje: Ao utilizar os instrumentos espirituais que obtive em recuperação, estou disposto a, e capaz de, fazer escolhas responsáveis.

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

O que é Narcóticos Anónimos?

O que é Narcóticos Anónimos?

NA é uma irmandade ou associação, sem fins lucrativos, de homens e mulheres para quem as drogas se tornaram num problema muito grave. Somos adictos em recuperação que nos reunimos regularmente com o intuito de nos ajudarmos mutuamente e de nos mantermos limpos. Este é um programa de abstinência completa de todo o tipo de drogas. Existe apenas um requisito para se ser membro: o desejo de parar de usar. Não há nenhuma obrigação em NA, mas sugerimos que mantenhas a mente aberta para assim poderes aproveitar esta oportunidade. O nosso programa é composto por princípios escritos de uma forma clara para poderem ser seguidos diariamente. O mais importante é que estes princípios dão resultado. 

Em NA não há obrigações. Não estamos associados a nenhuma organização, não é necessário pagar jóia ou quotas, não há juramentos ou promessas. Não estamos ligados a qualquer grupo político, religioso ou policial, e não estamos sob vigilância. Qualquer pessoa pode juntar-se a nós, independentemente da idade, raça, sexo, crença, religião ou falta desta. 

Não estamos interessados em saber que drogas usavas e em que quantidades, quais eram os teus contactos, o que fizeste no passado, a tua situação económica; apenas queremos saber o que queres fazer acerca do teu problema e como podemos ajudar. O recém-chegado é a pessoa mais importante nas nossas reuniões, pois só podemos conservar aquilo que temos se o partilharmos. A nossa experiência colectiva tem nos mostrado que aqueles que assistem regularmente às nossas reuniões mantêm-se limpos.
Copyright (c)1983, NA World Services, Inc. Reprinted by permission. All rights reserved.

Os 12 passos de Narcóticos Anônimos

Os 12 passos de Narcóticos Anônimos

. Admitimos que éramos impotentes perante a nossa adicção, que nossas vidas tinham se tornado incontroláveis.
. Viemos a acreditar que um Poder maior do que nós poderia devolver-nos à sanidade.
. Decidimos entregar nossa vontade e nossas vidas aos cuidados de Deus, da maneira como nós o compreendíamos.
. Fizemos um profundo e destemido inventário moral de nós mesmos.
. Admitimos a Deus, a nós mesmos e a outro ser humano a natureza exata das nossas falhas.
. Prontificamo-nos inteiramente a deixar que Deus removesse todos esses defeitos de caráter.
. Humildemente pedimos a Ele que removesse nossos defeitos.
. Fizemos uma lista de todas as pessoas que tínhamos prejudicado, e dispusemo-nos a fazer reparações a todas elas.
. Fizemos reparações diretas a tais pessoas, sempre que possível, exceto quando faze-lo pudesse prejudica-las ou a outras.
10º. Continuamos fazendo o inventário pessoal e, quando estávamos errados, nós o admitíamos prontamente.
11º. Procuramos, através de prece e meditação, melhorar nosso contato consciente com Deus, da maneira como nós O compreendíamos, rogando apenas o conhecimento da Sua vontade em relação a nós, e o poder de realizar essa vontade.
12º. Tendo experimentado um despertar espiritual, como resultado destes passos, procuramos levar esta mensagem a outros adictos e praticar estes princípios em todas as nossas atividades.

´face

https://www.facebook.com/lucas.libardoni.1